Cresce com a empresa e a empresa cresce consigo. É esta a lógica ideal do percurso dentro de uma empresa familiar. Um percurso marcado pela tradição e emoção, mas também pela constante e difícil necessidade de mudar.

 

Neste tipo de empresas há muito mais fatores de risco em cima da mesa. Em muitos casos, a empresa é a única fonte de rendimento da família, o que aumenta ainda mais a pressão para o sucesso.

Tradição vs Inovação.

Este é um dilema difícil, mas que deverá superar com um misto de ponderação e de arrojo. De um lado está o que sempre se fez, do outro … do outro está o que é preciso fazer. Estas duas realidades colidem em determinadas ocasiões, colocando-o (a) numa situação muito pouco cómoda.

É complicado pôr de lado a emoção porque o negócio está-lhe nas veias: A vontade de não comprometer o trabalho de gerações, o desejo de manter o legado familiar e de garantir que a empresa sobrevive até uma próxima geração acompanhada pelos valores de sempre – tudo isso representa uma responsabilidade adicional.

É igualmente difícil quebrar um ciclo e ter a iniciativa para fazer e pensar diferente. Mas as novas gerações, ao iniciarem a sua gestão, devem ser capazes de analisar aquilo que de bom foi feito e a margem de progressão ainda existente.

Note que muitas destas empresas não foram capazes de resistir à mudança dos tempos e das tecnologias. São vários os fatores que podem explicar esta realidade e seguramente que um deles será o receio da inovação.

As empresas crescem com a mudança. Se o mundo e as pessoas mudam, porque é que as empresas não haveriam de mudar também? É uma questão de adaptação para a sobrevivência.

Por isso, e especialmente se for proprietário de uma empresa familiar, encare a mudança com interesse e não com receio. Analise as tecnologias emergentes e perceba o modo como estas se poderão integrar na sua empresa e como poderão beneficiá-la.

Faça uma gestão adequada aos novos tempos, ao mercado e aos clientes. Porque a melhor forma de honrar o passado da empresa é garantir-lhe um futuro.

 

Privacy Preference Center

Estritamente Necessário

Cookies necessários para o correcto funcionamento do site.

__cfduid

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?

De um momento para o outro – e acredite que pode ser em muito pouco tempo – todo o trabalho realizado por si e pela sua empresa pode cair por terra. Tudo graças ao roubo de combustível.Um gestor de frota deve estar informado sobre a actividade da sua frota na estrada. Porque a informação é indispensável para qualquer ato de gestão.