Os motoristas são uma das peças mais importantes para o sucesso da sua frota automóvel, devendo por isso contar com os melhores profissionais ao serviço da sua empresa. Até aqui, nada de novo. Mas será que já tem um perfil de motorista ideal? Sabe que características deve privilegiar? Nós ajudamos

 

Não tem de ser mecânico, mas …

Um motorista tem de ser sensível às necessidades de um veículo, conseguindo ler os sinais de desgaste da viatura e efetuar os procedimentos de manutenção básicos exigidos, como por exemplo: verificar e acertar o nível de óleo do motor, liquido de refrigeração, substituir um pneu, entre outros procedimentos.

Responsabilidade

De certeza que não quer que a sua empresa fique conhecida pelas más práticas dos seus condutores (eles são a cara da empresa na estrada e no contacto com o cliente). Para além da ameaça à reputação do seu negócio (e até a sua reputação enquanto responsável pela frota), a responsabilidade ou irresponsabilidade de um motorista pode colocar em causa, não só a segurança do próprio, como também a segurança dos restantes automobilistas. Por outro lado, é também bastante provável que as más práticas de condução provoquem danos nas suas viaturas, podendo, inclusivamente, coloca-las fora de circulação.

Adapta-se

Independentemente da estrada, do trajeto, do serviço ou do veículo, o motorista deve conseguir adaptar-se. Todos os dias a estrada apresenta desafios e riscos distintos, sendo essencial que a sua equipa seja capaz de lidar com as mudanças, mantendo os níveis de desempenho e produtividade.

Comunicar/Ouvir

É importante que os problemas sejam comunicados às chefias, algo que infelizmente nem sempre acontece. Da parte dos seus motoristas, acaba por ser compreensível que, após um longo dia de trabalho, alguns episódios do dia não sejam comunicados devido a esquecimento ou pelo simples facto de já terem sido superados. Mas apesar de ser compreensível, não é aconselhável que determinados acontecimentos lhe passem ao lado.

Muitas empresas contornam este problema com a utilização de soluções de Localização por GPS. Estes sistemas permitem que o gestor de frota conheça, de forma simples e detalhada, a atividade das suas viaturas e profissionais no terreno. Mas a Localização por GPS é também importante no diálogo com o cliente. Como sabe, cada visita a um cliente, cada serviço, é uma oportunidade para reforçar a confiança que é depositada na sua empresa. A utilização deste tipo de tecnologia dá-lhe a possibilidade de comunicar de forma exata o tempo de atraso esperado, podendo saber e explicar as verdadeiras razões para que tal tenha ocorrido.

 

 

O motorista ideal terá também de ser capaz de cumprir as indicações definidas pelas empresas, como: Cumprimento da Rota; Tempo de Pausa; Horas de Serviço e Hora de inicio e fim de atividade

 

Agora, já poderá construir uma equipa à medida das suas ambições

 

 

 

AQUI

Conheça o Sistema de Gestão de Frotas da Inosat

 

 

© Verizon 2017. O nome e logotipo da Verizon, assim como todos os outros nomes associados, logotipos e slogans que identificam os produtos e serviços da Verizon são marcas, marcas de serviço e marcas registadas da Verizon Trademark Services LLC ou das empresas suas afiliadas nos Estados Unidos ou em qualquer outro país. Todas as outras marcas registadas ou marcas de serviço são propriedade dos seus respectivos donos. Todos os direitos reservados.

Copyright: ©2017 Verizon. Todos os direitos reservados.

Contácte-nos

Seremos breves a responder.

Na gestão de uma pequena empresa, o tempo é um recurso precioso. Precioso ao ponto de desejar ansiosamente pelo surgimento de 5 -10 minutos disponíveis no seu dia. Neste artigo, apresentamos-lhe 5 formas para fazer exatamente isso.O Ralenti é um dos principais responsáveis pelo desperdício de combustível de uma frota automóvel. É sobre isso que lhe queremos falar neste artigo